quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como acontece o processo de aprendizagem no cérebro?

(Estudos Talento e superdotação)



Um pouco de Biologia para entender o processo de aprendizagem nunca é demais. 
Hoje, empolgadíssima fui com meu love buscar o kit de livros na UNINTER de Boa Viagem, o primeiro da lista é Talento e superdotação - Problema ou solução de Maria Lúcia Prado Sabatella. 
Encontrei uma definição clássica do mecanismo de aprendizagem que ocorre em nosso cérebro. 
Segundo Sabatella a transmissão de impulsos ocorre por um processo eletroquímico. A tranferência de informações acontece quando os impulsos elétricos percorrem o axônio de uma célula até as ramificações do dendrito de um neurônio. Quando os neurônios entram em contato, acontece a sinapse, mecanismo tido como responsável pela ativação da memória e aprendizagem. 


Mas pera lá! Os neurônios não fazem isso sozinhos! Eles contam com o auxílio das células gliais, responsáveis por cercar, sustentar e nutrir os neurônios, além de eliminar os neurônios e destruir elementos que possam atrapalhar essa dinâmica. Elas ainda formam e reforçam a bainha de mielina, responsável pelo isolamento do axônio,  o que possibilita maior rapidez na transmissão de informações. 


Que beleza! Todas essas células juntas realizam um incrível trabalho para que nossos pequeninos fiquem sabidos ! Mas o estímulo externo tem uma função importante aí. Sabatella afirma que estímulos apropriados são capazes de aumentar a produção das células gliais.
A capacidade de aprendizado pode aumentar ou diminuir em 25%  ou mais, de acordo com o meio e estímulo  que o indivíduo está exposto.
De acordo com o neurobiologista Tayler se não houver estímulo as células presentes no nascimento tendem a se degenerar. 
Daí pode surgir a ideia de que crianças pobres por receberem pouco estímulo não se desenvolvem satisfatoriamente. Para Diamond não é necessário recursos financeiros e ambiente que encante as mentes para que possam se desenvolver, o que se faz indispensável nesse caso é a informação, imaginação, motivação e esforço. 
De acordo com os diversos estudos nessa área, os superdotados diferem por terem um  maior número de células gliais que os demais sujeitos, há uma herança genéticas, mas também é necessário que haja um ambiente favorável, embora o segundo não determine o primeiro. 
A inteligência é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Não é hereditária, o que é hereditário é a aptidão, a capacidade que permite a qualquer um chegar a ser inteligente. 

Um comentário:

  1. Amei o post! Estava procurando resposta para esta pergunta e encontrei após muita procura.
    Bjs

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