quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aula Dia do índio


Gente!!! Minha aula do dia do índio foi umas das melhores deste ano!
Como trabalho num colégio onde temos lousa digital e internet a vontade, acessei com meus pequenos o site http://pibmirim.socioambiental.org/, eles ficaram encantados com os vídeos, fotos e informações sobre as mais diversas tribos brasileiras, empolgaram-se com o joguinho onde com um avatar brincam e conhecem uma aldeia indígena.
Antes deixei que eles falassem sobre o que conheciam acerca dos índios, e como esperado vieram com respostas do tipo: "Eles vivem nus na floresta, caçando e pescando e fazendo (som "típico de índio feito com a boca)."Lemos uma reportagem do jornal do dia sobre a maior tribo indígena do Nordeste, os Xucurus, pedi que eles observassem a forma como os índios estavam vestidos nas fotos.Ficaram surpresos ao ver as imagens.


Mais surpresos ainda ficaram ao saber que os índios frequentam escolas e universidades e usam computador e celular.



Bem, do cocar não deu pra fugir, por motivos que não seria muito ético de minha parte expor aqui, mas fiz questão de enfatizar que existem muitos povos indígenas diferentes, com línguas diferentes, modo de vestir diferente, e que eles são como nós, apenas tem uma cultura diferente. Ah! Eles também amaram conhecer algumas brincadeiras dos índios e seus cânticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário