terça-feira, 17 de abril de 2012

Ideias para o Dia do índio

Venho trazer uma reflexão sobre a reprodução de sociedade na escola, bom Dia do índio está chegando, e com ele uma sequência de coisas sem noção típicas de datas comemorativas em escolas, crianças pintadas com guache com penachos de papel na cabeça, aprendendo musiquinhas descontextualizadas, enfim...
Tudo isso na verdade não seria problema, se junto com esses conceitos prontos viesse uma maior reflexão sobre a situação atual do índio no Brasil, claro que para Educação Infantil essa refelexão seria querer demais, contudo, em trabalhos manuais, como pinturas e arte com sucata é possível fazer coisas muito legais, por exemplo, instrumentos utilizados pelos índios em suas festas, materiais diversificados, como tinta feita com terra e semente de urucum, pequenas receitas com alimentos que de fato fazem parte da cultura dos índios.
O que questiono é que mesmo em meio a tudo isso muitas vezes o índio e apresentado como mero folclore, uma figura muitas vezes engraçada que tem uma cultura muuuuuuuuuito diferente da nossa,   quando na verdade uma boa variedade dos nossos costumes herdamos deles, como se todos vivessem pelados correndo pela floresta, quando sabemos que na verdade hoje em dia eles frequentam escolas e universidades e partilham muito da cultura capitalista também , sem desprezar sua cultura de raiz.
O "homem branco" tomou a terra desse povo, o escravizou e agora usa um dia "dedicado" a ele para ridicuralizá-lo. Brincar de índio? Não gosto da brincadeira que andam  fazendo por aí.

Abaixo alguns links com ideias interessantes para vivenciar essa data:

Blog da FUNAI

Site do Instituto Socioambiental

Sala do professor


Para concluir encontrei essa matéria da Revista Escola que fala muito sobre o que eu já pensava. Ótima!!!

O que (não) fazer no Dia do Índio

Na data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de aula. Saiba como evitá-los e confira algumas propostas de especialistas de quais conteúdos trabalhar



Dia do índio
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.

Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:

1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea", explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.

2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens

Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.

3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14

Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.

4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola

A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.

5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas

"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.

6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas

Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

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